Projeto Horta Orgânica no COMPA

Provincia del Cono Sur

O cuidado com a horta faz parte de um projeto que engloba várias competências e habilidades, explorando o cuidar, o manter e o preservar. Percorremos a questão ambiental e o empreendedorismo. Assim, este projeto faz parte da rotina dos alunos da educação infantil ao 5º ano, sempre enriquecendo conteúdos e saberes.

O projeto possibilita-nos trabalhar com várias disciplinas, como: Natureza e sociedade, Ciências, Geografia e outros temas transversais, como: educação sustentável, alimentação saudável, educação financeira, empreendedorismo e preservação ambiental. Outra contribuição que pode nos oferecer é a relação com as etapas do crescimento e o contato com a terra, cada vez mais distante de nossos estudantes. A educação socioemocional também é contemplada, direcionando algumas atividades para atitudes como: cooperação, empatia, cuidado com o outro.

Nosso projeto está dividido por canteiros, cujos espaços são monitorados diariamente por estudantes de uma sala, que serão responsáveis pela sua manutenção. Nos canteiros estão plantados temperos, espécies aromáticas e outras comestíveis não convencionais.

Para aprender a empreender, os produtos são colhidos pelos alunos e vendidos em “feiras”, realizadas no próprio colégio. Assim, os estudantes podem acompanhar o desenvolvimento das espécies e o momento da colheita, estudar a o lucro, investimento e reposição das plantas, quando houver necessidade. A renda obtida é destinada para investimentos na própria horta e ações sociais.