Projeto “Compartilhando Histórias”

Provincia del Cono Sur

No dia 23 de novembro de 2017 foi promovido um encontro entre os alunos do 9º ano do Colégio da Companhia de Maria e da Escola Municipal Lourenço Filho. As instituições ficam cerca de 100m uma da outra, mas retratam realidades bastante distintas.

Neste dia foi a culminância do projeto “Compartilhando Histórias”. Inspirados por uma proposta desenvolvida em outra instituição pela professora de Português do ano anterior, os alunos do Colégio da Companhia de Maria propuseram à professora Flávia Cassino (ex-aluna do colégio), que trocassem correspondências com alunos da escola municipal. Atuando como docente de Língua Portuguesa do 9º ano em ambas as instituições, a professora atuou como “carteira” nesse processo. Mas não apenas isso, todas as cartas eram revisadas e corrigidas junto aos alunos. O resultado foi bastante positivo.

Ao final de 3 meses de trocas de correspondência, muitos preconceitos e paradigmas foram quebrados. A distância social entre as duas instituições de ensino, foram minimizadas por meio de gentilezas e carinho transmitidos através das cartas, propiciando o surgimento de algumas amizades.

Fica o aprendizado que a empatia e o amor superam qualquer barreira, seja ela física ou social.