Encontro regional de nossa presença entre os pobres

Provincia del Cono Sur

Diante do apelo da IX Assembleia Geral para “seguir em frente” em relação à presença entre os pobres, nos reunimos nos dias 11 e 12 de maio, em São Paulo, como “Regional Esperança” (Brasil-Bolívia) para refletir e partilhar nossa caminhada nesse contexto.

Foram dois dias intensos em que partilhamos muitas experiências e práticas de acolhida, escuta, acompanhamento... nas diversas realidades onde estamos presentes; também sonhos e desejos que brotam de nossa ação e contato com pessoas que, em sua maioria, não são contadas nas decisões politicas e econômicas de nossa atual conjuntura regional e mundial. Fizemos um processo inicial de escuta a cada uma, a partir de sua realidade e recolhemos o que temos em comum e como vamos dinamizando nosso caminhar conjunto.

Ao finalizar o encontro, recordamos e expressamos os momentos que marcaram nossa história pessoal com os pobres. Na escuta a cada uma, percebemos como nossa vida está marcada e enriquecida pelas experiências nessas realidades de pobreza e exclusão e como cada uma cresceu nessa relação de entrega, de troca, de solidariedade... Terminamos o encontro com muita gratidão a Deus e à Província, que nos possibilitou esse momento e, também, com muito ânimo para seguir em frente em seguimento a Jesus, a partir da realidade na qual cada uma está presente.