Formação, uma contínua busca pela CLAR e Conferencias de Religiosos do Cone Sul

Provincia del Cono Sur

Junto à Mãe Aparecida, de 11 a 16 de junho, aconteceu o III Seminário latino-americano sobre a formação, com chave intercultural, na cidade de Aparecida-SP/Brasil.

Participaram do Seminário mais de 100 religiosas/os, de 81 Congregações de diferentes países e culturas, formando 12 comunidades de convivência, partilhas e reflexões, que favoreceram o enriquecimento pessoal, comunitário e institucional.

Importante a reflexão sobre a necessidade de a formação mudar seu paradigma, de linear e em etapas, para processos integradores que brotem de um verdadeiro encontro com Jesus e gerem transformação. Precisamos crescer na vivência comunitária e cosmocêntrica, e acreditamos que a centralidade em Jesus Cristo e seu Evangelho, o Carisma Congregacional e a opção preferencial pelos pobres são valores inegociáveis da Vida Religiosa Consagrada. Concluímos que nosso desafio hoje é viver esta busca em chave intercultural e intercongregacional.  

Foram assessores: Ir. Margot Brenn; Ir. Maria Inês Menocal Iepe; Frei Moacir Casagrande e uma dedicada equipe intercongregacional das várias Conferências do Cone sul.